Notícias

Projetos de lei propõem isenção de tributos aos aposentados, pensionistas e portadores de doenças graves usufrutuários de um único imóvel



Na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Holambra, realizada no dia 20 de maio, foram apresentados dois Projetos de Lei Complementar, de autoria do vereador Mario Luiz Sitta (Sitta da Fanfarra), que visam ampliar a isenção de tributos aos aposentados e pensionistas usufrutuários de imóveis e aos portadores de doenças graves.

O PLC n.º 002/2021 visa incluir a condição de usufrutuário aos aposentados e pensionistas que possam ter direito à isenção de tributos municipais, sendo estes, imposto sobre propriedade predial e territorial urbano (IPTU), taxa de limpeza de vias públicas, taxas de coleta de lixo e contribuições de melhorias, mediante o preenchimento dos requisitos já previstos na Lei Complementar n.º 212/2009.

“A presente propositura visa incluir a condição de usufrutuário aos aposentados e pensionistas que possam ter direito à isenção de tributos municipais, como o IPTU e taxa de coleta de lixo. Muitas vezes, o usufrutuário é aposentado ou pensionista, e se enquadra nos demais requisitos para a isenção do imposto. Assim, entendo justa a modificação da lei em vigor, para que esta isenção possa atingir um maior número de aposentados e pensionistas, ajudando nas suas condições e qualidade de vida.”, declarou o vereador Sitta em sua justificativa.  

Já o PLC n.º 003/2021 tem como objetivo incluir a possibilidade de usufrutuários de um único imóvel, que sejam portadores de doenças graves, de receberem o benefício de isenção do IPTU. A lei atual (LC n.º 267/2015), contempla apenas a condição de proprietários de imóveis.

Os Projetos de Lei Complementar seguem para análise e parecer das Comissões Permanentes da Casa.



Indicações Legislativas

Na mesma sessão foram apresentadas quatro indicações legislativas. O vereador Hermindo Felix solicitou pavimentação asfáltica na HBR-311.

Enquanto o vereador Jesus Aparecido de Souza (Jesus da Farmácia) pediu iluminação pública na Avenida das Dálias, no trecho que ainda não possui, após o Supermercado Remafra até as “vaquinhas”.

Já o vereador Eduardo da Silva (Pernambuco) indicou a ampliação dos serviços dos correios no loteamento “Van Gogh”.

O vereador Janderson Adriano Ribeiro (Chiba) solicitou a alteração do trajeto do ônibus municipal, para que passe a se deslocar até o final da HBR-326, limite com o município de Jaguariúna, próximo a entidade Lar Feliz, assim como a construção de um ponto de ônibus neste local.  

 


Publicado em: 21 de maio de 2021

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Holambra receberá, no próximo dia 26 de setembro de 2025 (sexta-feira), às 9h30, a reunião da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência do Parlamento Regional do Circuito...

Leia Mais

Encontro será realizado no dia 21 de outubro, às 18h, no plenário da Casa de Leis A Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra realizará, no dia 21 de outubro de 2025 (terça-feira), às 18h...

Leia Mais

Nesta manhã, os vereadores de Holambra, Cido Urso, Fabiano Soares, Jô da Farmácia e Serjão, receberam representantes das Escolas Municipais dos Bairros Imigrantes e Ipê, além do Colégio Participaçã...

Leia Mais

Parecer Contas Prefeitura 2023

05 de setembro de 2025

Acompanhe aqui o parecer das Contas da Prefeitura no exercício 2023.Os arquivos estarão disponíveis em nosso portal por 60 dias.

Leia Mais

Na última quinta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Holambra marcaram presença na abertura oficial da 42ª Expoflora, o maior evento de flores da América Latina e um dos principais cartões-...

Leia Mais

A Câmara Municipal reconhece a importância do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio, promovendo a conscientização, o acolhimento e o diálogo sobre a saúde mental. Cr...

Leia Mais




Rua Dr. Jorge Latour, 152 - Centro

CEP: 13825-073 Câmara Municipal de Holambra - SP

(19)3802-1487 - Horário de atendimento: Das 08h às 12h e das 13 às 17 horas


,

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!