Notícias

Conseg realiza reunião na Câmara de Holambra

Índices de criminalidade são baixos; participação popular deve ser maior, apontam membros do conselho

O Conselho Comunitário de Segurança de Holambra(Conseg) realizou na última quarta-feira(27), na Câmara, reunião para discutir temas relativos à segurança pública da cidade. Estiveram presentes o sargento Adriano Souza, comandante da Polícia Militar em Holambra, o presidente do Conseg e policial municipal Paulo Rita, o policial municipal Chaves e o representante do Executivo Wilson Barbosa(Bigode). Os integrantes do conselho destacaram os baixos índices de criminalidade registrados na cidade e falaram sobre as ações para que essa situação seja mantida. Mas também pediram maior participação da população.

 

O sargento Souza qualificou Holambra como “uma das cidades mais seguras da região, se não for a mais segura”. E quantificou alguns números parciais da PM no mês de março: entre 1º e 18 desse mês, 310 pessoas foram abordadas. Quanto aos veículos, foram 260 abordagens, sendo que destes 57 eram motos. Foram realizados 39 pontos de bloqueio e 54 pontos de visibilidade (viaturas estacionadas nas principais vias do município e em pontos estratégicos). Souza explicou que o principal foco é a criminalidade, com combate a furtos e roubos.  Foram lavradas 24 autuações no trânsito, uma delas por embriaguez, sendo que duas pessoas recusaram-se a passar pelo teste do etilômetro.

 

Segundo o sargento, a cada 15 dias há reuniões com o comando da PM em Mogi Guaçu para analisar os dados de criminalidade de Holambra e traçar metas: “temos preocupação em manter os índices próximos a zero pois qualquer coisa que acontece é cobrado”. Quanto aos dados dos primeiros meses do ano e de anos anteriores, Souza lembrou que são públicos e estão à disposição da população no site oficial da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx).

 

Vizinhança solidária

 

O presidente do Conseg, Paulo Rita, lembrou que nenhuma ligação para a Polícia Municipal deixa de ser atendida e todas as situações relatadas são averiguadas. Reafirmou a importância da participação popular, lembrando que o programa Vizinhança Solidária foi lançado no município, mas efetivamente implantado em poucos bairros. A ideia básica do programa é promover reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes das forças policiais, para discutir ações de segurança.

 

Paulo lamentou a baixa participação da população nas reuniões do Conseg, frisando que a ajuda mútua colabora para a segurança de todos: ”um tem que ajudar o outro, segurança pública é responsabilidade do Estado mas dever de todos”.

 

Já o representante do Executivo, Wilson Barbosa, destacou entre as ações da Prefeitura a instalação de um posto rotativo da Polícia Municipal no bairro Imigrantes e o aumento do sistema de monitoramento através de câmeras. Com relação ao baixo índice de participação da população na reunião do Conseg, considerou que apenas atesta o fato da cidade contar com uma boa segurança pública. Mas reiterou a necessidade de que a população esteja atenta e seja participativa.  

 

O policial municipal Chaves manifestou preocupação com casos de violência doméstica, segundo ele uma das ocorrências mais atendidas: “Não existe isso de que em briga de marido a mulher não se mete a colher. É preciso que as pessoas denunciem para que possamos combater a violência contra a mulher”, salientou. Relatou casos de apreensão de entorpecentes e afirmou que sem a participação da população fica mais difícil fazer o flagrante nessas situações. Lembrou que denúncias podem ser feitas através do 190 ou 153, sem a necessidade de se identificar.

 

Com relação ao carnaval, a Polícia Militar e a Polícia Municipal organizaram um esquema especial de segurança com reforço no efetivo e regime de escala extra. Apesar do grande volume de pessoas que participaram da festa nenhuma ocorrência grave foi registrada. Outro evento que também recebe atenção especial é a feira semanal do Imigrantes, com esquema de policiamento especial em função do grande volume de pessoas e veículos no local e no entorno.  

 

O presidente do Conseg anunciou nova reunião em abril, em data a ser marcada, e fez um convite prévio: “É preciso que a população participe ativamente, queremos ouvir novas ideias e discutir a segurança pública“.

 

O telefone da Polícia Militar é 190 (o atendimento é centralizado em Campinas, que aciona as viaturas em Holambra). O telefone da Polícia Municipal é o 153.


Publicado em: 29 de março de 2019

Publicado por: Jorge Lander Kenworthy

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Holambra receberá, no próximo dia 26 de setembro de 2025 (sexta-feira), às 9h30, a reunião da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência do Parlamento Regional do Circuito...

Leia Mais

Encontro será realizado no dia 21 de outubro, às 18h, no plenário da Casa de Leis A Câmara Municipal da Estância Turística de Holambra realizará, no dia 21 de outubro de 2025 (terça-feira), às 18h...

Leia Mais

Nesta manhã, os vereadores de Holambra, Cido Urso, Fabiano Soares, Jô da Farmácia e Serjão, receberam representantes das Escolas Municipais dos Bairros Imigrantes e Ipê, além do Colégio Participaçã...

Leia Mais

Parecer Contas Prefeitura 2023

05 de setembro de 2025

Acompanhe aqui o parecer das Contas da Prefeitura no exercício 2023.Os arquivos estarão disponíveis em nosso portal por 60 dias.

Leia Mais

Na última quinta-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Holambra marcaram presença na abertura oficial da 42ª Expoflora, o maior evento de flores da América Latina e um dos principais cartões-...

Leia Mais

A Câmara Municipal reconhece a importância do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio, promovendo a conscientização, o acolhimento e o diálogo sobre a saúde mental. Cr...

Leia Mais




Rua Dr. Jorge Latour, 152 - Centro

CEP: 13825-073 Câmara Municipal de Holambra - SP

(19)3802-1487 - Horário de atendimento: Das 08h às 12h e das 13 às 17 horas


,

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!